06 março 2008

Workshop de Fotografia Pinhole com o Projecto CSI de Guimarães

No dia 29 de Novembro realizamos um workshop de Fotografia Pinhole e convidamos os participantes do Projecto CSI de Guimarães, a participar nesta actividade.

O resultado foi mágico e surpreendente..





Estas são algumas das imagens resultantes desta actividade. Está particularmente interessante a fotografia de grupo: uma imagem panorâmica de 360º.


O significado da palavra fotografia tem origem em dois termos gregos: foto-escrita, grafia-luz.
A Fotografia Pinhole, ou Estenopeica, é um processo alternativo que permite "escrever com luz".


É alternativo por não ser necessário uma máquina fotográfica tal como a conhecemos: com lentes, botões e rodinhas para controlar tudo e mais alguma coisa, visores, lcd's, baterias (que descarregam sempre quando precisamos dela), circuitos electrónicos e automatismos que não controlamos e não percebemos... nada disto! não iremos encontrar nenhum destes componentes numa câmara pinhole!


Para fazer uma fotografia denominada pinhole (do inglês: buraco de agulha) necessitamos apenas de duas coisas: de construir uma câmara fotográfica e de um material fotosensível (por exemplo, película ou papel fotográfico). Nós utilizamos papel fotográfico.


As máquinas fotográficas são de fácil construção e podem ser feitas de qualquer caixa: sapatos, bebidas, bolachas e até uma lata de sardinhas serve para o efeito!


As nossas máquinas fotográficas foram construidas a partir de 3 simples caixas de chupas e uma embalagem de chocolate em pó. Parece estranho mas, até os mais cépticos, podem comprovar pelas fotografias acima apresentadas, que funciona lindamente!


Depois de "tirarmos" as fotografias, vamos para um laboratório revelar as fotografias. Este é um momento de uma magia incrível, pois temos a possibilidade de ver a imagem aparecer. A imagem realmente revela-se ao nosso olhar.


Estamos à inteira disposição de partilhar esta experiência com outros grupos. Se estiveres interessado, não hesites em falar com a Cláudia!

Sem comentários: